Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1907
Title: Cirurgia parendodôntica: apicectomia com obturação retrógada e selamento de MTA.
Authors: Menezes, Eduardo Telles de (Orientador)
Melo, Ana Luíza Gomes de
Keywords: Apicectomia
Obturação retrógada
MTA
Issue Date: 25-Jul-2022
Citation: MELO, Ana Luíza Gomes de. Cirurgia parendodôntica: apicectomia com obturação retrógada e selamento de MTA. Orientador: Eduardo Telles de Menezes. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A apicectomia é a remoção cirúrgica de parte do ápice radicular de um dente, sendo um dos tratamentos indicados quando não se obtém sucesso no tratamento ou retratamento endodôntico. Usualmente, está associada à curetagem da lesão afim de reduzir a origem infecciosa, e juntamente com a obturação retrógada da raiz, minimiza as chances de insucesso e de novas reinfecções no endodonto. O uso do agregado trióxido mineral como selador apical é preconizado, mesmo em comparação com outros materiais seladores como o amálgama de prata, Super EBA®, IRM e cimento de ionômero de vidro. O objetivo deste trabalho é demonstrar a eficácia da apicectomia com a obturação retrógada associada ao uso de MTA, devido suas excelentes propriedades físicas e biológicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1907
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luíza Gomes de Melo.pdf347.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.