Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/191
Title: Anestesia tópica laringotraqueal com lidocaína 2%: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Dantas, Vitoria Luciano
Keywords: Laringoscopia
Anestesia multimodal
Anestésico local
Hemodinâmica - alterações
Issue Date: 6-Sep-2019
Citation: DANTAS, Vitoria Luciano. Anestesia tópica laringotraqueal com lidocaína 2%: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A anestesia tópica laringo tranqueal é uma técnica anestésica empregada para bloquear ou diminuir os efeitos da laringocospia e intubação orotraqueal, sabe-se em estudos humanos que no momento da intubação e laringoscopia tem liberação de catecolaminas e estimulo simpático, podendo ser um potencial risco em cirurgias oftálmicas, por aumento de pressão intra-ocular, em animais com aumento de pressão intracranina e pacientes neonatos. A intubação orotraqueal é importante em pacientes anestesiados pois mantém vias áereas patetes,fornecendo oxigênio e possibilitando eliminação de CO2. A anestesia tópica de vias áereas tem sido empregada na medicina veterinária, principalmente em gatos e mais recetemente em cães com intuito de minimizar desconforto na extubação e pós-operatório. Os relatos de casos apresentados, sendo um em felino e outros dois relatos em cães, onde foi feito a anestesia tópica com lidocaína 2% segundos antes da intubação, onde foi possível observar no momento da extubação, após retorno do reflexo de deglutição, que os pacientes não apresentaram desconforto com a presença do traqueotubo e também não apresentaram tosse. Os bloqueios regionais minimizam requerimento de anestésicos e analgésicos gerais, conferindo menor efeito colateral dos fármacos, maior controle da dor, menor tempo de internação, tempo de cicatrização diminuída e menos desconforto na extubação orotraqueal de pacientes anestesiados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/191
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitoria_Luciano_0001173.pdf777.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.