Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1914
Title: Falhas no desenvolvimento do esmalte dentário.
Authors: Freire, Mirna de Souza (Orientador)
Lima, Gabriella Dourado
Keywords: Esmalte dentário
Amelogênese imperfeita
Hipoplasia do esmalte
Issue Date: 26-Jul-2022
Citation: LIMA, Gabriella Dourado. Falhas no desenvolvimento do esmalte dentário. Orientador: Mirna de Souza Freire. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Falhas no desenvolvimento do esmalte levam a consequências em sua estrutura anatômica e embora as características clínicas pareçam entre si, os fatores etiológicos são diferentes, sendo necessário o correto diagnóstico para cada anomalia. O esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do organismo, o que interfere em sua formação são as alterações em sua estrutura que afetam a mineralização dos dentes, sendo local, sistêmica ou hereditária. A grande sensibilidade dos ameloblastos às mudanças do ambiente tem como consequência o desenvolvimento dos defeitos em esmalte. Evidenciando a opacidade, hipoplasia, fluorose dentária, amelogênese, mancha branca e mancha por tetraciclina. Essas falhas possuem alteração na cor e estrutura do dente, podem afetar a dentição decídua e permanente, sendo assim de extrema importância a visita ao dentista, pois, os dentes afetados se tornam mais sensíveis e com maior risco de cárie. Manter uma boa higiene oral é indispensável. O tratamento para as alterações no esmalte variam com o grau de severidade da doença, podendo ser clareamentos dentais, remineralizadores de esmalte e até restaurações, de importância estética e funcional. Neste trabalho vamos discorrer sobre tais anomalias.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1914
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Dourado Lima.pdf348.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.