Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1919
Title: Escurecimento dental por trauma: revisão de literatura.
Authors: Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Oliveira, Larissa Veleda de
Keywords: Escurecimento dental
Trauma dental
Endodontico
Issue Date: 26-Jul-2022
Citation: OLIVEIRA, Larissa Veleda de. Escurecimento dental por trauma: revisão de literatura. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Esta revisão de literatura tem como finalidade apresentar as características e as formas de tratamento após o escurecimento dental decorrentes do trauma. Atualmente existem vários tipos de sistemas de classificação do trauma dental, dentre eles o mais utilizado é o sistema de Andreasen (2001) que propôs uma classificação baseada nos critérios padronizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando outros tipos de lesões. O objetivo desta revisão de literatura tem como abordar as características do trauma dentoalveolar e as diversas formas de tratamento do escurecimento dental após o trauma como: clareamento interno externo, tratamento endodôntico, uso de facetas e lentas de resina composta. Após a realização dessa revisão de literatura foi possível concluir que após o trauma, o dente afetado pode apresentar sinais de necrose pulpar como escurecimento da coroa, resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar, sinais radiográficos de lesão periapical e que o escurecimento dental após o trauma promove a alteração da cor natural do dente, então o tratamento endodôntico é feito para evitar a ocorrência de reabsorção externa da raiz.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1919
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Veleda de Oliveira.pdf238.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.