Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1920
Title: A importância da odontologia hospitalar nos pacientes em terapia intensiva acometidos pela Covid 19.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Filgueira, Lauanny Paula Dantas
Keywords: Covid 19
Odontologia hospitalar
Pneumonia associada a ventilação mecânica
Issue Date: 26-Jul-2022
Citation: FILGUEIRA, Lauanny Paula Dantas. A importância da odontologia hospitalar nos pacientes em terapia intensiva acometidos pela Covid 19. Orientador: Claudia Cristiane Baiseredo de Carvalho. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O coronavírus corresponde a um dos maiores problemas de saúde pública no mundo atualmente, a doença, na maioria dos contaminados, se apresenta com sintomas leves de uma gripe comum à grave: como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Pessoas que desenvolvem a forma grave da doença acabam tendo uma queda na oxigenação do sangue, necessitando de intervenções como Intubação Orotraqueal (OT) e Ventilação Mecânica (VM), ficando expostos a inúmeros riscos de infecção nosocomial, sendo a mais recorrentes a Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAVM). Essa revisão de literatura tem como objetivo descrever a importância do cirurgião dentista nos cuidados de pacientes em terapia intensiva acometidos pela covid 19, e sua participação na equipe multidisciplinar para prevenção de infecções. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir de pesquisas na literatura brasileira e internacional, por meio de buscas em base de dados: como Google acadêmico, Ministério da Saúde do Brasil (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Scientific Eletrônic library online (SCIELO), National Library of Medicine (PUBMED), Education Resources Information Center (ERIC) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a busca, foram utilizados os seguintes descritores: Covid 19, Síndrome Respiratória Aguda Grave, Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica, Pneumonia Nosocomial, Infecções, Periodontopatias e Odontologia Hospitalar na língua inglesa. Contudo, foi possível concluir a importância significativa do cirurgião dentista nos pacientes em UTI ́S acometidos pela covid 19, uma vez que a atuação do profissional traz inúmeros benefícios na prevenção contra a progressão da doença base e surgimento de infecções.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1920
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lauanny Paula Dantas Filgueira.pdf199.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.