Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1925
Title: Pré-natal odontológico no SUS: revisão de literatura.
Authors: Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Vargas, Mariana Lustosa
Keywords: Cuidado pré-natal
Assistência odontológica
Odontologia em saúde pública,
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: VARGAS, Mariana Lustosa. Pré-natal odontológico no SUS: revisão de literatura. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O pré-natal é uma assistência disponibilizada às mulheres desde o início da gravidez até o 420 dia de puerpério, onde são realizados exames de rotina que visam intensificar o cuidado com a futura mãe e seu bebê. São fornecidos por profissionais qualificados todo tipo de conhecimento necessário, com o propósito de passar segurança para gestante na fase gestacional. No Brasil existem políticas públicas específicas que oferecem total apoio no ciclo gravídico-puerperal da mulher, isso inclui o pré-natal odontológico que integra o cirurgião dentista na rede de apoio à gestante com o propósito de conscientizar sobre saúde bucal e seus benefícios. O objetivo dessa revisão literária é analisar a participação do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à saúde bucal no período gestacional e descrever o papel do cirurgião dentista na assistência ao pré-natal odontológico de modo a contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê e redução de risco da gestante. Foi realizada uma de revisão bibliográfica com busca de artigos científicos por meio de consultas à Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Library (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. Conclui-se que ainda temos muito o que evoluir, e que um dos principais serviços a prestar a população é desmistificar o atendimento odontológico para gestantes, tanto por parte dos profissionais cirurgiões dentistas, como pelas próprias gestantes, a fim de esclarecer falsas informações e proporcionar novos conhecimentos com bases científicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1925
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Lustosa Vargas.pdf203.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.