Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/193
Title: Deslocamento de abomaso em bovinos: relato de caso
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Freitas, Ana Paula Barbosa
Keywords: Abomasopatia
Produção leiteira
Técnica cirúrgica - bovinos
Issue Date: 10-Sep-2019
Citation: FREITAS, Ana Paula Barbosa. Deslocamento de abomaso em bovinos: relato de caso. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O deslocamento de abomaso é uma das doenças que mais causam cirurgias abdominais em bovinos e pode ocorrer para o lado direito ou esquerdo. Casos clínicos são divulgados, fazendo com que as causas dessa patologia sejam conhecidas, porém a falta de observação no rebanho, falta de rofissional da área, torna falho o diagnóstico e um tratamento adequado. Essa síndrome vem aumentando e influência na economia da produção leiteira, pois há uma queda muito significativa na produção de leite de cada animal e para isso não ocorrer, é importante se obter um diagnóstico precoce. Os sinais clínicos, como fraqueza, depressão, perda de peso, entre outros aparecem com o decorrer do tempo. O prognóstico quando ocorre o deslocamento do órgão para o lado esquerdo, é melhor do que quando ocorre no lado direito, devido complicações como peritonite e infecções. O tratamento pode ser feito de maneira clínica que consiste em melhorar a qualidade na alimentação do animal, medicações que ajudem no equilíbrio eletrolítico, antiácidos, cálcio, potássio, assim como, técnicas cirúrgicas como a abomasopexia e omentopexia, com o intuito de redirecionar o órgão ao seu local de origem. Essa doença tem que ser acompanhada de um profissional, até que o animal tenha recuperado, pois qualquer descuido pode causar outras doenças e até levá-lo a morte. Desta forma, este trabalho tem como objetivo relatar um quadro cirúrgico de um animal de produção leiteira em uma fazenda em Luziânia, com deslocamento de abomaso esquerdo, que apresentou poucas sintomatologias clínicas e foi feita a cirurgia de abomasopexia, porém o bovino não resistiu e veio a óbito dias depois. O tempo também é um fator fundamental para diagnóstico e tratamento da síndrome, para que não ocorra demais complicações, assim como um acompanhamento de veterinário, forragem de boa qualidade, manejo e demais cuidados que ajudam a precaver o deslocamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/193
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Paula_Freitas_0001189.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.