Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1930
Title: Uso dos enxaguantes bucais em odontologia: uma revisão de literatura.
Authors: Silva, Hanna Patricia Ganim Pereira da (Orientador)
Roncoleta, Renata Cardoso
Keywords: Enxaguante bucal
Cloreto de cetilpiridínio
Óleo essencial
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: RONCOLETA, Renata Cardoso. Uso dos enxaguantes bucais em odontologia: uma revisão de literatura. Orientador: Hanna Patricia Ganim Pereira da Silva. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A cárie e a doença periodontal têm como principal fator etiológico a não remoção do biofilme dentário. A melhor forma de se removê-lo é com escovação mecânica e fio dental, mas medidas adicionais podem ser utilizadas, como uso de enxaguantes bucais. Dentro da formação acadêmica, pouco se é discutido a respeito de indicação dos enxaguantes comerciais, essa revisão tem por objetivo facilitar o entendimento acerca do assunto. A CHX, o CPC e o OE são agentes eficazes indicados para o controle de placa e gengivite, sendo a CHX o mais popular e o que apresenta maiores efeitos colaterais, o maior deles é o manchamento dentário. O OE está indicado para uso a longo prazo (6 meses) e está relacionado a poucos efeitos colaterais. Os enxaguantes à base de flúor são eficazes na prevenção e no controle de lesões de mancha branca, mas pouco é discutido sobre seus efeitos colaterais. Apesar desses agentes químicos serem eficazes no auxílio do controle da placa e progressão de lesões de cárie, não substituem o uso de escova, pasta e fio dental.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1930
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Cardoso Roncoleta.pdf306.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.