Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1932
Title: Os efeitos da fotobiomodulação como tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos: revisão integrativa.
Authors: Barbosa, Ricardo dos Santos (Orientador)
Santos, Sana Jhennifer Dias dos
Keywords: Mucosite oral
Fotobiomodulação
Laserterapia
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: SANTOS, Sana Jhennifer Dias dos. Os efeitos da fotobiomodulação como tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos: revisão integrativa. Orientador: Ricardo dos Santos Barbosa. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente estudo de revisão bibliográfica busca apresentar os efeitos da biomodulação no tratamento e prevenção da mucosite oral em pacientes oncológicos. Neste sentido, a Associação Multinacional de Cuidados de Suporte em Câncer e a Sociedade Internacional de Oncologia Oral orientam sobre o uso preventivo de fotobiomodulação para pacientes que recebem radioterapia de cabeça e pescoço, por considerar que a fotobiomodulação envolve a aplicação de fontes de luz de baixa potência nos locais da lesão para acelerar os processos de regeneração celular, considerando que os pacientes são expostos a um determinado comprimento de onda por algum tempo. Esse procedimento, tem sido muito utilizado para acelerar a cura e reduzir os sintomas de inflamação e dor, pois a mucosite oral pode ocorrer durante ou após o tratamento de radioterapia e quimioterapia causando efeitos adversos que incluem dor intensa, dificuldades para comer e em realizar higiene oral, comprometendo assim a qualidade de vida. O tratamento é considerado não invasivo e permite ao organismo uma adaptação face a variedade dos processos biológicos, pois envolve a absorção da energia do fóton pela célula, o que resulta em um efeito fotoquímico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1932
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sana Jhennifer Dias dos Santos.pdf307.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.