Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1934
Title: Toxina botulínica: tratamento de sorriso gengival.
Authors: Barbosa, Ricardo dos Santos (Orientador)
Farias, Suelem Rayane Silva
Keywords: Botox
Sorriso gengival
Toxina botulínica
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: FARIAS, Suelem Rayane Silva. Toxina botulínica: tratamento de sorriso gengival. Orientador: Ricardo dos Santos Barbosa. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A toxina Botulínica-A, comumente conhecida como Botox, contribui na harmonização da face, através do sorriso de pacientes com exposição exacerbada de gengiva. O sorriso gengival tem sido uma insatisfação corriqueira, devido a sua ação direta na autoconfiança das pessoas. Pois, o fato da gengiva ficar muito aparente durante o ato de sorrir é considerado desagradável e menos estético. Sabe-se que sua etiologia envolve diversos fatores e pode estar associado ao desenvolvimento vertical excessivo da maxila, bem como, contração excessiva dos lábios, espessura labial superior encurtada e extrusão dos dentes anteriores. Além de ser minimamente invasiva, a aplicação da toxina botulinica-A (BTX-A) reduz o movimento ascendente do lábio, o que resulta em um sorriso sem excesso gengival aparente. Esse método tem sua eficácia comprovada desde que, tenha uma correta indicação e execução. Sendo assim, pode-se constatar que sua utilização é obtida através de uma abordagem menos invasiva e mais favorável em pacientes que não possuem intenção de se expor a procedimentos mais invasivos, como por exemplo, uma cirurgia gengival. Logo, há no mercado odontológico uma variedade de recursos que visam corrigir certas imperfeições no sorriso, incluindo-se o Botox, que por sua vez, tem sido muito usado no tratamento de exposição gengival exacerbada. A presente revisão de literatura tem por objetivo exemplificar o uso da BTX-A como tratamento conservador de primeira escolha para sorriso gengival e suas corretas indicações.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1934
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suelem Rayane Silva Farias.pdf283.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.