Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1936
Title: Endodontia guiada no tratamento de canal radicular com metamorfose cálcica: relato de caso.
Authors: Rodrigues, Cleomar Donizeth (Orientador)
Aoyama, Vitor Shiro Andrade
Keywords: Calcificação pulpar
Endodontia guiada
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Issue Date: 27-Jul-2022
Citation: AOYAMA, Vitor Shiro Andrade. Endodontia guiada no tratamento de canal radicular com metamorfose cálcica: relato de caso. Orientador: Cleomar Donizeth Rodrigues. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Endodontia é uma especialidade da Odontologia que está em constante evolução, sempre recebendo diversas melhorias e modernizações em técnicas, equipamentos, materiais, instrumentos e, mais recentemente, em softwares e tecnologias. Neste contexto, a Endodontia Guiada surgiu e vem sendo empregada como uma técnica segura para tratar dentes com obliteração do canal radicular. Consiste na utilização de guias endodônticas, confeccionadas por impressão 3-D, para a realização de tratamentos endodônticos que demandariam maior tempo e risco por meio do tratamento convencional. Para a obtenção da guia endodôntica são realizados o escaneamento intrabucal e o exame de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), que são unidos em um software de planejamento virtual para fazer o design da guia (CAD- Computer-aided design) e que posteriormente será impressa em uma impressora 3D (CAM - Computer-aided manufacturing). Este relato de caso descreve a utilização da Endodontia Guiada no tratamento do canal radicular de um canino superior com calcificação pulpar distrófica e com periodontite apical crônica. Embora tenha ocorrido discreto desvio da luz do conduto, o uso da guia permitiu acesso rápido e seguro ao conduto radicular e após dezoito meses constatou-se, em TCFC, o reparo ósseo da lesão periapical.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1936
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitor Shiro Andrade Aoyama.pdf675.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.