Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1941
Title: Aplicação da acupuntura no tratamento de sequelas decorrentes da cinomose canina: uma revisão sistemática.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Castro, Ana Karla Ramos Monteiro de
Keywords: Medicina veterinária integrativa
Medicina oriental
Terapia complementar
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: CASTRO, Ana Karla Ramos Monteiro de. Aplicação da acupuntura no tratamento de sequelas decorrentes da cinomose canina: uma revisão sistemática. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo demonstrar a eficácia do tratamento da cinomose utilizando técnicas de acupuntura em animais com sequelas causadas pela a cinomose. Foi realizada uma revisão sistemática com o intuito de coletar dados de relatos de casos para comparação dos resultados. Os trabalhos selecionados foram publicados entre os anos de 2012 a 2022. Os animais tratados com as técnicas de acupuntura apresentaram excelentes resultados em cães com distúrbios neurológicos, evitando muitas vezes a eutanásia que é a indicação para a maioria dos casos de animais com paralisia. Sugere-se a partir dos estudos que a associação de tratamentos convencionais e uso da acupuntura temos uma opção reduzir sequelas e até o óbito do animal. Entretanto é necessário mais estudo para elucidar tanto o papel da acupuntura, quanto na padronização da técnica para sua utilização como tratamento complementar.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1941
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karla Ramos Monteiro de Castro.pdf334.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.