Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1942
Title: Manejo nutricional de cães e gatos com doença renal.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Santos, Anna Kelly Pedroso de Albuquerque
Keywords: Animais domésticos
Dieta
Insuficiência renal
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: CASTRO, Ana Karla Ramos Monteiro de. Manejo nutricional de cães e gatos com doença renal. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O manejo nutricional de cães e gatos com doença renal restritiva pode melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas renais, retardando a progressão da doença e ajudando a melhorar o estado nutricional. Pensando nisso, este estudo teve como objetivo avaliar o manejo nutricional de cães e gatos com doença renal na literatura. Os tratamentos atuais são conservadores e visam corrigir ou reduzir os distúrbios hídricos e eletrolíticos. O tratamento não promove a cura, mas pode prevenir a progressão da doença e reduzir os graves danos que a doença renal pode causar nos animais para melhorar a qualidade de vida e prolongar a vida dos pacientes. De acordo com os estudos avaliados, a doença renal é considerada uma doença de grande importância por ser progressiva e irreversível, por isso possui opinião desfavorável. Além de melhorar a qualidade de vida de cães e gatos, a nutrição adequada é um fator importante na redução da progressão da doença e no prolongamento da vida útil. No entanto, as dietas devem ser formuladas individualmente de acordo com a condição clínica de cada animal. Apesar dos avanços na nutrição, as pesquisas sobre a dieta ideal para animais com doença renal permanecem escassas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1942
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Kelly Pedroso de Albuquerque Santos.pdf947.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.