Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/196
Title: Leishmaniose em gatos domésticos (Felis catus)
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Mendonça, Hellen Felix
Keywords: Leishmaniose - gato doméstico
Oligossintomático
Zoonose
Flebotomíneo
Issue Date: 11-Sep-2019
Citation: MENDONÇA, Hellen Felix. Leishmaniose em gatos domésticos (Felis catus). Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Leishmaniose é uma doença causada pelo protozoário Leishmania spp., com distribuição mundial, afetando animais e seres humanos, sendo portanto, uma doença zoonótica. A infecção ocorre através da picada de flebotomíneos. Apesar dos cães domésticos (Canis familiaris) serem comumente mais afetados pela doença e considerados como principal reservatório do parasita, felinos domésticos (Felis catus) também podem ser infectados por Leishmania spp. Estudos apontam que gatos positivos estão presentes em áreas endêmicas de Leishmaniose, porém, os casos costumam ser oligossintomáticos, e nas raras vezes que apresentam algum sinal clínico podem ser confundidos com os sintomas de outras patologias que ocorrem com maior frequência em felinos, sendo geralmente apresentação de lesões cutâneas. A forma clínica da doença nos gatos domésticos é diferente dos cães devido a resposta imunológica de cada espécie. Supõe-se que cães apresentam resposta humoral, enquanto os gatos apresentariam resposta imune celular, aumentando suas chances de resistência à infecção. Possivelmente essa espécie possa responder à infecção produzindo anticorpos mesmo quando poucos ou nenhum parasita está presente na medula óssea, justificando a negatividade em teste parasitológico, porém positivo em testes sorológicos. Aspectos como sexo, pelagem, estrutura corpórea, raça, idade ou infecção pelos vírus da imunodeficiência dos felinos e leucemia felina, não se correlacionam com a soropositividade da Leishmaniose em gatos. A população felina vem progredindo e sua domesticação está cada vez mais assídua. Por esse motivo é importante para Saúde Pública o reconhecimento de que gatos possam estar servindo como reservatórios acidentais da Leishmania spp., podendo ser capazes de propagar o protozoário ao vetor, muitas vezes despercebidos, já que cães são alvos de maior preocupação devido à alta prevalência da doença nesta população.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/196
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hellen_Mendonça_1320160012.pdf412.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.