Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/197
Title: Avaliação de reprodução de leite e comportamento animal de bovinos submetidos a diferente higienização do bebedouro.
Authors: Carvalho, Carolina Mota (Orientador)
Santos, Janara Custódio dos
Keywords: Produção animal
Estresse térmico
Etograma
Issue Date: 11-Sep-2019
Citation: SANTOS, Janara Custódio dos. Avaliação de reprodução de leite e comportamento animal de bovinos submetidos a diferente higienização do bebedouro. Orientador: Carolina Mota Carvalho. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Devido à importância, crescimento e rendimento que a atividade pecuária leiteira trem trago nas últimas décadas para o país, para o melhoramento e aperfeiçoamento dessa produção, estudos e experimentos vem acontecendo cada vez mais para que se tenham animais produtivos em situações de conforto e bem estar, com isso trazendo um acréscimo monetário ao produto final. O presente trabalho foi realizado em uma fazenda no Município de Luziânia – GO, com animais leiteiros da raça Girolando de variada composição racial, nos meses de fevereiro e março. Teve como objetivo avaliar se a temperatura do ambiente e o tempo de ingestão de água dos indivíduos com o bebedouro sujo e bebedouro limpo alterariam tempo de consumo hídrico, produção láctea e o comportamento desses animais, pois vacas em lactação que passam por estresse térmico tem uma diminuição na ingestão de alimentos, queda na produção leiteira, alteração em parâmetros fisiológicos e alguns outros malefícios. Para essa avalição usou a metodologia de dois estilos de etograma, Focal e Scan. O experimento contava com trinta e seis animais no método scan, e cinco no focal. Na análise de dados do método scan não houve alteração no tempo de consumo de água dos animais por ser um n baixo e assim não gerou diferença estatística, além da adaptabilidade e alta tolerância ao calor, não entrando na condição de estresse térmico desses animais. Na avaliação de dados do método focal houve uma diferença de 8,10% no consumo de água após a limpeza do bebedouro, com uma de aumento médio de 8,3 litros de leite. Com a não manutenção da limpeza do bebedouro houve uma queda de 12% na produção de leite. Com base nos dados obtidos conclui-se que a qualidade da água ofertada a bovinos leiteiros influencia diretamente na sua produção láctea. Ressaltando a importância da limpeza dos bebedouros de água que será fornecida aos ruminantes devido a sua importância na produção animal e reflexo direto nos ganhos econômicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/197
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janara_Santos_0002395.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.