Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1973
Title: Urinálise e bioquímicos como métodos de diagnóstico renal: levantamento de dados.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Neves, Lorena Freitas das
Keywords: Urina
Urinálise
Creatinina
Issue Date: 18-Aug-2022
Citation: NEVES, Lorena Freitas das. Urinálise e bioquímicos como métodos de diagnóstico renal: levantamento de dados. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
Abstract: A incidência de lesão renal em pequenos animais é recorrente na clínica médica, tendo como desafio o seu diagnóstico prévio para evitar maiores agravamentos. Entretanto, na rotina clínica o método diagnóstico frequentemente efetuado é a mensuração da creatinina sérica e da ureia sérica, sendo a elevação dos resultados destas tardia, ocorrendo em situação em que os rins já estão comprometidos, ou tendo resultados influenciados por outros fatores. Contudo, há diversos outros exames que podem ser realizados para a avaliação renal, como a urinálise, um exame de ampla investigação, de fácil coleta e de menor custo. A urinálise utiliza-se de aspectos físicos, químicos e microscópicos para fornecer melhores dados ao clínico e auxiliar no diagnóstico e acompanhamento renal. Sabendo disso e das possíveis afecções não renais associadas, o presente trabalho visa demonstrar a importância da realização da urinálise em pequenos animais para o diagnóstico precoce de alterações renais. Para isso, foi angariado dados de janeiro a agosto de 2021, avaliando resultados da creatinina sérica, ureia sérica e urinálise, concomitante, de 75 animais, o que demonstrou 29% dos animais com elevação nos níveis séricos de creatinina e ureia e 79% dos animais com alguma alteração na urinálise.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1973
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena Freitas das Neves_parcial.pdf320.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.