Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1974
Title: Vantagens e desvantagens da ovariohisterectomia precoce em cadelas.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Silva, Bárbara Geovana Ferreira da
Keywords: Ovário-histerectomia
Histerectomia precoce
Fatores de risco
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: SILVA, Bárbara Geovana Ferreira da. Vantagens e desvantagens da ovariohisterectomia precoce em cadelas. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Este estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura, elencando pesquisas e dados da área para a questão das vantagens e desvantagens da ovário-histerectomia em cadelas jovens. A OSH é prática corriqueira no controle de reprodução de cães, mas ainda suscita constantes polêmicas quanto às consequências pós-cirúrgicas. No que diz respeito à esterilização total, profissionais que defendem a intervenção afirmam que a mesma, feita antes que ocorra o primeiro estro evita uma maior incidência de tumores mamários, dentre outros problemas, além de servir como efeito profilático no controle populacional. Em contrapartida, há autores que levantam controvérsias quanto ao procedimento, principalmente se realizado mais precocemente, pois pode acarretar em problemas endócrinos e no desenvolvimento de osteossarcomas, além de outras causas desmotivadoras. Por conseguinte, a presente pesquisa apresenta uma compilação de estudos que enfatizam vantagens e desvantagens, ou ainda, riscos e benefícios da ovário-histerectomia em cadelas, abordando aspectos relacionados a possíveis complicações, tendo em conta, sobretudo, o fator idade, nas consequências da utilização da técnica nesse grupo de animais. Quanto ao método, a revisão integrativa mostra-se eficaz, por proporcionar uma síntese de resultados de forma clara e abrangente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1974
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Geovana Ferreira da Silva.pdf828.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.