Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1975
Title: Linfoma esplênico de células B em cão: relato de caso.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Barbosa, Bárbara Ribeiro
Keywords: Baço
Histopatológico
Imuno-histoquímico
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: BARBOSA, Bárbara Ribeiro. Linfoma esplênico de células B em cão: relato de caso. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O linfoma se trata de um grupo de neoplasias que têm origem em linfócitos. Esta neoplasia acomete tecidos linfoides como linfonodos, baço e medula óssea, mas também pode acometer outros tecidos. A etiologia do linfoma é desconhecida, porém é associada a fatores ambientais, campos eletromagnéticos e alterações genéticas. A classificação é feita com base na localização anatômica, histologia, e características imunofenotípicas. Os sinais clínicos da doença irão depender da localização anatômica e extensão do tumor. O diagnóstico tem início no exame físico, exames clínicos como hemograma, perfil bioquímico e exames complementares como radiografia e ultrassonografia abdominal. O diagnóstico definitivo é feito por meio de exame citológico, histopatológico e imuno-histoquímico. O tratamento é definido a partir do tipo histológico, estádio clínico, extensão e gravidade do caso e o prognóstico também é particular de cada caso. O paciente relatado foi diagnosticado com linfoma esplênico de células B, de curso indolente e foi submetido a esplenectomia e quimioterapia. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um linfoma esplênico de células B em um cão SRD, submetido a esplenectomia e tratamento com clorambucila, desde os sinais clínicos até o tratamento e prognóstico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1975
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Ribeiro Barbosa.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.