Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1976
Title: Diabetes mellitus em cão: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Assis, Beatriz Stephane Paixão de
Keywords: Pâncreas
Insulina
Hiperglicemia
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: ASSIS, Beatriz Stephane Paixão de. Diabetes mellitus em cão: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A Diabetes Mellitus é uma endocrinopatia de extrema importância na medicina veterinária, seu diagnóstico feito de forma correta e precoce pode oferecer qualidade de vida prolongada ao animal portador. Sua incidência é alta em cães e se não tratada de forma eficaz pode levar o animal a óbito. Caracteriza-se por uma disfunção pancreática, na qual ocorre a produção insuficiente ou improdução de insulina, levando a alterações no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, originando hiperglicemia. O não controle da doença pode acarretar sérias complicações, tais quais: catarata, cetoacidose, pancreatite, caquexia, entre outras alterações. Este trabalho possui como objetivo apresentar um relato clínico a respeito de Diabetes Mellitus (DM) em uma cadela de aproximadamente nove anos sem raça definida, apresentando poliúria, polidipsia e emagrecimento progressivo. Abordando o exame clínico do animal, diagnóstico, exames complementares, estabilização do estado de saúde e manejo da doença após alta médica. Após o diagnóstico, cuidados com a dieta do animal, aplicação de insulina, exercícios físicos e acompanhamento veterinário periódico são fatores indispensáveis para o controle da doença.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1976
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Stephane Paixão de Assis.pdf735.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.