Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1977
Title: Ocorrência de retroviroses em felinos, no período de 2018 a 2021, em um hospital veterinário do Distrito Federal.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Simino, Bruna Misael
Keywords: FIV
FeLV
Alterações hematológicas
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: SIMINO, Bruna Misael. Ocorrência de retroviroses em felinos, no período de 2018 a 2021, em um hospital veterinário do Distrito Federal. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A imunodeficiência felina (FIV) e a leucemia felina (FeLV) são doenças infecciosas imunossupressoras que acometem os felinos. Desta maneira, o objetivo deste estudo foi analisar as principais alterações epidemiológicas, clínicas e hematológicas dos animais soropositivos. Foi realizado um levantamento de dados dos gatos atendidos em um Hospital Veterinário do Distrito Federal, de janeiro de 2018 a dezembro de 2022, onde 123 animais foram testados pelo teste rápido (IDEXXR ou AlereR) para FIV e FeLV. Assim, a partir dos prontuários dos animais infectados, foram categorizados de acordo com raça, gênero, faixa etária, integridade sexual, estilo de vida, e sinais clínicos apresentados. Os dados hematológicos foram adquiridos pelo hemograma. Os resultados demonstraram uma prevalência de 20,3% para FeLV, de 4,9% para FIV e de 2,4% para ambas retroviroses. Nos acometidos por FIV, FeLV e ambos os retrovírus, observaram maior ocorrência, respectivamente, em fêmeas férteis, machos férteis e machos castrados. A faixa etária prevalente nos animais FIV positivo e FeLV positivo foi de 1 a 6 anos de idade, enquanto nos coinfectados foi de 1 a 10 anos de idade. A sintomatologia mais frequente entre os infectados foi a perda de apetite. A alteração hematológica predominante foi a trombocitopenia, sendo encontrada nos infectados por FIV (60%) e por FeLV (80%). Conclui-se que o Hospital Veterinário apresenta alta prevalência de FeLV, sendo associado ao prognóstico desfavorável, principalmente nos animais anêmicos. Com isso, percebe-se a importância de realizar o diagnóstico e adotar medidas profiláticas para minimizar o risco de disseminação dessas doenças.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1977
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Misael Simino.pdf383.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.