Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1978
Title: Herniorrafia umbilical em equinos: relato de caso.
Authors: Fátima, Cleyber José Trindade de (Orientador)
França, Bruno Ricardo
Keywords: Cirurgia
Hérnia
Potro
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: FRANÇA, Bruno Ricardo. Herniorrafia umbilical em equinos: relato de caso. Orientador: Cleyber José Trindade de Fátima. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A formação de hérnias umbilicais é comum em equinos e, dependendo do seu diâmetro, podem resultar em desconfortos significativos para o paciente, podendo gerar cólica e influenciar na questão estética do animal. O diagnóstico se baseia na palpação do anel herniário e, quando possível, é indicada a realização de exame ultrassonográfico para identificação do conteúdo herniário e diâmetro. Deve-se diferenciar hérnias de abcesso e infecção local do cordão umbilical e estruturas associadas. O potro relatado possuía hérnia umbilical adquirida com diâmetro de 8 cm, sem presença de encarceramento e sem presença de desconforto. O diagnóstico foi baseado na palpação e a terapia instituída foi de herniorrafia na técnica fechada, apresentando completa recuperação pós-operatória.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1978
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Ricardo França.pdf406.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.