Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1979
Title: Terapêutica cognitiva comportamental para o transtorno de ansiedade felina: um relato de caso.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Florentino, Fabiana dos Santos
Keywords: Comportamento
Felinos
Domésticos
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: FLORENTINO, Fabiana dos Santos. Terapêutica cognitiva comportamental para o transtorno de ansiedade felina: um relato de caso. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A ansiedade é um transtorno mental que é desencadeado pelo estresse crônico, em felinos devido as suas particularidades, acaba sendo mais fácil o desenvolvimento da doença. Essa afecção, por sua vez, está relacionada com a antecipação de uma reação não esperada juntamente de uma interação negativa podendo resultar em medo, transformando-o em um gato feral. Esse relato de caso, teve como objetivo descrever a terapia cognitivo - comportamental a qual pode ser um meio de ajudar o psicológico do animal, através de um tratamento voltado para o seu comportamento singular, utilizando a interação humano-felino para diminuir o isolamento social com estímulos cognitivos positivos, aplicando atividades aeróbicas como passeios externos, brincadeiras e estimulando a caça, e também enriquecendo o ambiente do felino para que o mesmo possa expor o seu comportamento natural. Exibindo uma alternativa capaz de favorecer ainda mais o auxílio a distúrbios, antes de iniciar medicações psicotrópicas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1979
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana dos Santos Florentino.pdf394.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.