Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/198
Title: Caracterização do sistema de produção de leite em propriedades de agricultura familiar da região de Luziânia-GO.
Authors: Carmo, Fabiana Fonseca do (Orientador)
Araújo, Laryssa Nany Medeiros de
Keywords: Produção de Leite
Nutrição - agricultura familiar
zootécnica - agropecuária
Issue Date: 11-Sep-2019
Citation: ARAÚJO, Laryssa Nany Medeiros de. Caracterização do sistema de produção de leite em propriedades de agricultura familiar da região de Luziânia-GO. Orientador: Fabiana Fonseca do Carmo. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Em um programa da produção de leite, o manejo adequado é de extrema importância para o sucesso da produção, atentando-se para os principais pontos da pirâmide zootécnica, como: produção, reprodução, genética, sanidade e nutrição. E quando realizados de forma a atender a exigência do rebanho, trazem benefícios em relação a uma melhor produtividade.Objetivou-se com esse experimento, avaliar o sistema de produção de leite na região de Luziânia-GO, já que é uma área em ascensão, sendo fornecedora para comércios próximos e cooperativas. O estudo foi iniciado em Março e concluído em Maio de 2019. Foram visitadas 15 Propriedades particulares na Região, sendo realizada uma coleta de dados em campo, onde os proprietários responderam um questionário que forneceu dados referentes ao sistema produtivo. A produção de leite por animais das raças Gir e Holandesa foram avaliadas, sendo que a raça Holandesa produziu em média de 12 a 16L de leite animal/dia, enquanto os da raça gir, produziram de 11 a 12L animal/dia. A dieta ofertada também foi avaliada, sendo ofertado concentrado protéico duas vezes ao dia, após cada ordenha realizada e, animais pastoreando em pasto de braquiaria sp.. Os resultados obtidos ao final do experimento indicam que o sistema necessita de melhorias para aumentar a produtividade, como por exemplo um aumento e melhoria do concentrado ofertado e do pasto de cada propriedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/198
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Araújo_0001388.pdf905.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.