Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1980
Title: Papilomatose traqueal em um canino: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Metódio, Fábio Willian Ferreira
Keywords: Cães
Tratamento
Papilomavírus
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: METÓDIO, Fábio Willian Ferreira. Papilomatose traqueal em um canino: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A papilomatose em cães é caracterizada pela infecção de células epiteliais pelo papilomavírus espécie- específico. Seis síndromes clínicas associadas a papilomas foram descritas em cães, a doença que é transmitida por contato com as secreções ou sangue de papilomas em animais infectados. O diagnóstico se baseia em sinais clínicos e exames complementares. A regressão espontânea é observada na maioria dos casos, o que dificulta a avaliação da eficácia do tratamento. Objetiva-se relatar o caso de um canino, fêmea, de sete anos de idade, da raça poodle, com queixa de dispneia e tosse, o qual após avaliação física e realização de exames foi diagnosticado com papilomatose em sua forma mais rara, a traqueal. A apresentação traqueal pode ocasionar sinais clínicos graves, como a dificuldade respiratória com consequente óbito do paciente. Desse modo, salienta-se a importância do diagnóstico precoce e abordagem terapêutica imediata, visando melhora na condição clínica do indivíduo acometido.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1980
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fábio Willian Ferreira Metódio.pdf366.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.