Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1982
Title: Ovariectomia e ovariohisterectomia por videolaparoscopia.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Ribeiro, Giovanna Remor Stecanela
Keywords: Técnicas minimamente invasivas
Laparotomia
Videolaparoscopia
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: RIBEIRO, Giovanna Remor Stecanela. Ovariectomia e ovariohisterectomia por videolaparoscopia. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A cirurgia de esterilização em gatas e cadelas é um dos principais procedimentos cirúrgicos realizados na medicina veterinária. A esterilização pode ser feita pela remoção do útero e dos ovários ou somente pela remoção dos ovários, sendo que a escolha depende da individualidade de cada paciente e objetivos. A preocupação com o pós-cirúrgico e o tempo de convalescença têm estimulado tutores a procurarem métodos minimamente invasivos visando menor lesão tecidual e, consequentemente, melhor e mais rápida recuperação pós-cirúrgica. O procedimento por laparoscopia se apresenta como uma alternativa que cumpre esses requisitos, possuindo também outros benefícios como tempo de cicatrização mais rápido, menor dor pós operatória, menor estresse tecidual e retorno às atividades mais rápido, principalmente quando realizada somente a remoção dos ovários por videolaparoscopia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1982
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovanna Remor Stecanela Ribeiro.pdf515.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.