Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1985
Title: Estudo retrospectivo de alterações hematológicas do FeLV em laboratórios do DF.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Malta, Larissa Giovanna Araújo
Keywords: Vírus da leucemia felina
Retrovírus
Imunossupressão
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: MALTA, Larissa Giovanna Araújo. Estudo retrospectivo de alterações hematológicas do FeLV em laboratórios do DF. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A infecção pelo vírus da leucemia felina (FeLV) é uma das principais infecções na clínica médica de felinos, transmitida substancialmente pela saliva, acomete principalmente gatos adultos e de hábitos semi-domiciliares. A doença causada por este retrovírus cursa com quadros de imunossupressão, predispondo a infecções oportunistas, além de desenvolver distúrbios degenerativos mieloproliferativos importantes, causando alterações hematológicas, como anemia e leucopenia. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo descritivo observacional transversal secundário retrospectivo de felinos domésticos portadores do FeLV e sua correlação com as alterações descritas em literatura. Foram coletados 56 exames laboratoriais para avaliação da série eritrocitária, leucócitos, plaquetas e proteínas totais, bem com dados epidemiológicos como idade, raça e sexo. Os resultados obtidos demonstram predomínio de anemia, trombocitopenia e leucopenia por linfopenia, que mostraram-se compatíveis com os dados literários, no entanto, infere-se que apenas o acompanhamento hematológico pode ser insuficiente para avaliar a progressão da doença, devendo ser correlacionada com a clínica médica, além de outros exames complementares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1985
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Giovanna Araújo Malta.pdf462.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.