Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1986
Title: Amputação de membro pélvico em coelho doméstico (Oryctolagus Cuniculus): relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Bernardes, Leonardo José Cipriano
Keywords: Cirurgia
Pets não convencionais
Lagomorfos
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: BERNARDES, Leonardo José Cipriano. Amputação de membro pélvico em coelho doméstico (Oryctolagus Cuniculus): relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Os coelhos domésticos são descendentes dos coelhos europeus, tem sua domesticação relacionada com a idade média. São comumente utilizados para produção de carne e como cobaias para experimentação em laboratórios. Porém, devido a algumas características desejáveis para animais de estimação tem-se cada vez mais visto essa espécie sendo eleita como animais de companhia, em conjunto com o aumento da procura dos coelhos como pets pode-se perceber também um aumento na procura de serviços veterinários especializados nesses animais. Apesar de amplamente relatada em pequenos animais a amputação de membros em coelhos ainda é pouco conhecida e por isso pouco se sabe sobre os benefícios desse procedimento na espécie. O presente trabalho buscou relatar o procedimento de amputação de membro pélvico direito em um coelho da raça minilop com 3 anos de idade. Na ocasião o animal apresentava abcessos recorrentes, dor crônica, anemia normocítica e normocrômica além de hiperproteinemia. O prognóstico é reservado, porém nesse caso pode-se alcançar plena recuperação do animal, que após o procedimento se mostrou livre de dor e totalmente adaptado ao procedimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1986
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo José Cipriano Bernardes.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.