Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1987
Title: Células-tronco mesenquimais no tratamento da Osteoartrose canina - relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Batista, Lucas Araujo
Keywords: Cão
Degenerativo
Crônico
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: BATISTA, Lucas Araujo. Células-tronco mesenquimais no tratamento da Osteoartrose canina - relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A osteoartrose (OA) é uma doença crônica e degenerativa que leva a perda progressiva da cartilagem articular. Sendo a afecção articular mais recorrente em animais domésticos. Os sinais clínicos apresentados pelo paciente com AO são crepitação, claudicação e dor, com consequente diminuição da qualidade de vida dos animais acometidos. Diversas formas de tratamento, cirúrgicas ou conservativas, são descritas, entretanto a terapêutica da osteoartrose continua sendo um grande desafio na rotina do médico veterinário. A terapia com células-tronco mesenquimais (CTMs) pode ser uma alternativa para os tratamentos de cães com OA, devido às suas propriedades anti inflamatórias e secreção de compostos bioativos, possibilitando a regeneração e reparação cartilaginosa. As CTMs fazem parte da subpopulação das células tronco multipotentes, com capacidade de expansão mitótica in vitro. Além da capacidade de se diferenciarem em diversos tecidos, entre eles o cartilaginoso e o ósseo. O objetivo deste trabalho foi relatar a eficácia da terapia celular com CTMs no tratamento da OA canina. Tendo o presente paciente sido submetido a uma única aplicação via intra-articular. Após a aplicação, o paciente apresentou uma melhora clínica significativa, concluindo-se que a terapia celular pode ser uma alternativa promissora para o tratamento de cães com OA.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1987
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Araujo Batista.pdf7.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.