Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1988
Title: Hidrocefalia congênita em um canino: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Echebarria, Maria Eduarda Lopes
Keywords: Anomalia
Convulsão
Canabidiol
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: ECHEBARRIA, Maria Eduarda Lopes. Hidrocefalia congênita em um canino: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A hidrocefalia é uma doença que é causada pelo acúmulo excessivo de líquido dentro dos ventrículos cerebrais. É classificada como adquirida ou congênita e seu diagnóstico é realizado por meio de exame físico e exames complementares. Após o diagnóstico ser confirmado será feito o início do tratamento, sendo paliativo. O objetivo do trabalho é relatar o caso de um canino American Bully, macho, com 11 meses de idade com quadros de convulsão focal. Realizou-se ressonância magnética de crânio e diagnosticou-se com hidrocefalia congênita, além de displasia/hipoplasia occipital. O paciente ficou internado durante 3 dias para diminuir o líquido com diurético, anti-inflamatórios, antialérgico, inibidor de secreção ácido-gástrico e anticonvulsivante, recebendo alta e sendo tratado em casa com diurético, anti-inflamatórios, inibidor de secreção ácido-gástrico, antialérgico e anticonvulsivante. Após esse tratamento foi realizado um tratamento complementar com canabidiol para os quadros de convulsões.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1988
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eduarda Lopes Echebarria.pdf410.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.