Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/199
Title: Diagnóstico e tratamento da pancreatite em cães.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Carvalho, Milena de Souza
Keywords: Doença - cães
Pâncreas - animal
Diagnóstico - pancreatite
Issue Date: 11-Sep-2019
Citation: CARVALHO, Milena de Souza. Diagnóstico e tratamento da pancreatite em cães. Orientado: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O pâncreas é um órgão responsável pela produção e secreção de enzimas digestivas, a maioria inativas, e hormônios como insulina, glucagon e somatostatina. A inflamação deste órgão é denominada pancreatite e pode ser desencadeada de forma idiopática ou por outros fatores, podendo ocorrer doenças de forma concomitantes. A doença pode ocorrer de forma aguda a crônica. O diagnóstico é realizado através de exames como hemograma, bioquímicos, imunoensaios, exames de imagem, e histopatológico. Os sinais clínicos são variáveis, podendo apresentar vômitos, diarreia, posição de prece, inapetência, dor em região de abdômen cranial. O tratamento é realizado de acordo com a sintomatologia do animal, possibilitando um tratamento de suporte, realizando reposição volêmica, administração de antieméticos, nutrição adequada, combate a dor e inflamação, redução de acidez estomacal, e o que for necessário para a melhora do quadro do animal. O prognóstico do cão com pancreatite vai depender da fase da doença em que o animal apresenta. Caso seja diagnosticada de forma tardia, a doença tem prognóstico reservado a desfavorável.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/199
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena_Carvalho_0002587.pdf743.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.