Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1990
Title: Avaliação descritiva da resposta ao protocolo de superovulação nas raças: Mocho Nacional, Pantaneiro e Junqueira.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Porto, Thyago Xavier
Keywords: Conservação animal
Raças nacionais
FSH
Issue Date: 17-Aug-2022
Citation: PORTO, Thyago Xavier. Avaliação descritiva da resposta ao protocolo de superovulação nas raças: Mocho Nacional, Pantaneiro e Junqueira. Orientador: Mariana Leão Freitas. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Raças localmente adaptadas como: Mocho Nacional, Pantaneiro, Junqueira, Criolo Lageano e Curraleiro pé duro originaram-se através da intensa seleção genética e cruzamentos com as mais variadas raças dos primeiros bovinos introduzidos no Brasil. Mais tarde as raças localmente adaptadas passaram a ser substituídas por raças comerciais, o que resultou no início do processo de extinção destes bovinos. Com o objetivo de manter o mérito genético destes animais, foi criado o programa de conservação de germoplasma animal. A conservação destas raças depende do uso de biotécnicas da reprodução, tanto para a criopreservação de germoplasma animal, como para a mantença dos rebanhos, realizando a conservação in vivo e in vitro. Tendo em vista o objetivo de criopreservar embriões, o protocolo de superovulação e produção de embriões in vivo é de grande valia, pois permite coletar inúmeros embriões de cada vaca superovulada. O objetivo deste trabalho foi avaliar descritivamente a resposta superestimulatória e produção de embriões de 18 vacas por meio de avaliações ultrassonográficas nos dias D7, D15 e resultados da coleta de embriões nas três raças: Mocho Nacional (grupo 1), Pantaneiro (grupo 2) e Junqueira (grupo 3). Cada raça apresentou D7 mais de 100 folículos maiores de oito milímetros, o que sugere que todas respondiam bem ao protocolo, no D15 os animais apresentaram 29, 46 e 22 corpos lúteos nos grupos 1,2 e 3 (respectivamente), sugerindo assim falha na indução da ovulação, se comparados os dados das avaliações D7 e D15 e a presença de folículos anovulatórios em todas as raças. A coleta de embriões no total rendeu 24 embriões congeláveis, 15 embriões degenerados e três oócitos não fecundados, sugerindo assim falha na fertilização se comparados com as avaliações ultrassonográficas pré-coleta realizadas no D15. Conclui-se que no protocolo empregado houve falha na indução da ovulação e na fertilização dos oócitos ovulados, sugere-se a realização de experimentos testando as mais variadas biotécnicas da reprodução nas raças localmente adaptadas, visto que, a literatura relativa à reprodução bovina trata-se majoritariamente de raças comerciais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1990
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thyago Xavier Porto.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.