Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1993
Title: Estudo retrospectivo da rotina cirúrgica em uma clínica veterinária entre os anos de 2019 a 2022.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Santos, Ana Karolina Gonçalves dos
Keywords: Afecções em cães e gatos
Casuísticas
Orquiectomia
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: SANTOS, Ana Karolina Gonçalves dos. Estudo retrospectivo da rotina cirúrgica em uma clínica veterinária entre os anos de 2019 a 2022. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O crescimento populacional, de cães e gatos vivendo em residências e o aumento da preocupação dos proprietários em relação ao bem-estar e a saúde dos seus animais, há uma crescente necessidade de cuidados veterinários que visem melhorar a qualidade de vida dos animais, tendo em vista que a interação entre homem e animal vem ocupando local de destaque em meio à sociedade brasileira. No entanto, são poucos os estudos que descrevem os dados indicativos das principais enfermidades, o que dificulta tanto o preparo clínico para o pronto atendimento, quanto os cuidados que os donos de animais domésticos devem ter. A presente pesquisa se caracteriza sendo uma pesquisa com abordagem quantitativa, com objetivo descritivo e teve como objetivo relatar as cirurgias que mais foram feitas na rotina de uma clínica veterinária, localizada no município de Valparaíso de Goiás no período de novembro de 2019 a abril de 2022. A análise definiu as seguintes variáveis: categoria de afecção, sexo, espécie e frequência de cada procedimento. No período avaliado foram realizados 404 procedimentos cirúrgicos em cães e gatos. Ocorrendo 316 procedimentos cirúrgicos em cães e 88 em gatos. Os resultados por categorias para cães e gatos, foram: reprodutor (47,0%), odontológica (13,6%), oncológica (9,7%), oftalmológica (9,4%) suturas de pele (7,92%), ortopédicas (6,9%), paratopias (2,0%) geniturinário (1,5%) cirurgias gastrointestinais (1,2%) e otológicas (0,7%). Dentre estes procedimentos, as cirurgias que tiveram maior incidência foram a Orquiectomia e a OSH (Ovariosalpingohisterectomia) e em um menor grau outras três categorias de intervenção: odontológicas, oncológicas e, enfim, oftalmológicas. Conclui-se que as cirurgias do sistema reprodutor têm uma maior casuística na rotina cirúrgica da clínica veterinária e que, apesar da baixa ocorrência outros procedimentos, esses dadosoferecem suporte para o planejamento da equipe veterinária, fornecendo informações que auxiliam desde um melhor preparo para a realização dos procedimentos cirúrgicos previstos quanto para diagnóstico precoce de determinadas afecções.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1993
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karolina Gonçalves dos Santos.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.