Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1994
Title: Imunização de cães e gatos.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Migliavacca, Adma Coelho dos Santos
Keywords: Vacina
Imunidade
Anticorpos
Issue Date: 23-Aug-2022
Citation: MIGLIAVACCA, Adma Coelho dos Santos. Imunização de cães e gatos. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A adoção de cães e gatos para viver em domicílios têm sido cada vez mais comuns. O Brasil, em particular, abriga a terceira maior população de animais domésticos do mundo. Essa adoção, por sua vez, deve ser responsável, sendo necessárias ações específicas de cuidado do tutor para com o seu animal. Dentre as múltiplas formas de cuidado, o presente artigo visa discutir a vacinação de cães e gatos, que se traduz como uma forma de prevenir e tratar doenças que podem levar esses animais à morte. As vacinas consistem em uma forma de imunização ativa que estimula a produção de anticorpos do organismo contra uma doença específica. Assim sendo, o objetivo deste artigo é descrever as principais vacinas e como elas agem, e discutir as doenças mais frequentes em cães e gatos; analisar as vacinas essenciais e não essenciais; e explorar as principais doenças que podem ser evitadas na população canina e felina com a imunização ativa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1994
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adma Coelho dos Santos Migliavacca.pdf294.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.