Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1995
Title: Atuação do médico veterinário e sua importância perante a fiscalização aduaneira de produtos de origem animal.
Authors: Souza, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Costa, Adriana Calácia Rosal da
Keywords: Inspeção sanitária
Fiscalização aduaneira
Prevenção de risco
Issue Date: 23-Aug-2022
Citation: COSTA, Adriana Calácia Rosal da. Atuação do médico veterinário e sua importância perante a fiscalização aduaneira de produtos de origem animal. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Souza. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Com o avanço da globalização, o comércio internacional de produtos de origem animal tem despertado para a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas, objetivando o fortalecimento de barreiras sanitárias, uma vez que esse comércio envolve riscos para o país importador, podendo gerar o ingresso de doenças ou infecções no território nacional. Logo, instituir controles sistemáticos e eficazes para combater os perigos associados ao ingresso de produtos de origem animal possibilita a diminuição de riscos da introdução de patógenos decorrentes do comércio internacional de animais e produtos de origem animal. O Médico Veterinário do VIGIAGRO, atuante nos postos de fronteira, portos marítimos, fluviais e aeroportos internacionais, terminais e aduanas especiais, desempenha uma atividade de extrema importância nesse processo, atuando na área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal destinados ao consumo humano e animal. Esse trabalho tem como objetivo descrever a importância da atuação do Médico Veterinário na fiscalização aduaneira dos produtos importados e/ou exportados pelo nosso país, demonstrando assim sua relevância no processo de fiscalização para garantir a qualidade desses produtos; a liberação adequada para consumo e garantir a segurança da saúde humana e animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1995
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana Calácia Rosal da Costa.pdf369.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.