Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2001
Title: Principais doenças infecciosas em cães atendidos na cidade do Gama-DF.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Rodrigues, Jéssica Ferreira
Keywords: Prevalência
Sazonalidade
Doenças
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: RODRIGUES, Jéssica Ferreira. Principais doenças infecciosas em cães atendidos na cidade do Gama-DF. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Os atendimentos em clínicas veterinarias tem tido crescimento acentuado pelo número de animais adotados e também nas ruas, consequentemente o aumento do número de animais doentes. O presente trabalho buscou avaliar a prevalência e fatores de risco das doenças infecciosas dos cães atendidos em uma clínica veterinária do Gama-DF. Cinomose, erliquiose, parvovirose, leptospirose ou leishmaniose, foram as doenças escolhidas para esse estudo e foram colhidos os dados de animais positivos para uma ou mais dessas doenças. De um total de 386 atendimentos, 100 animais testaram positivos para uma ou mais doenças citadas, observou-se uma prevalência de 12,17% para cinomose, 6,73% para erliquiose, 4,92% para parvovirose, 1,84% para leishmaniose e 0,25% para leptospirose, sendo a cinomose e a erliquiose as doenças com maior número de casos. Os cães sem raça definida e machos apresentaram maior prevalência nas doenças citadas, assim como os adultos estiveram em maior número de casos, mesmo não havendo uma predileção racial, sexual ou de faixa etária. Enquanto que a estação do ano teve um maior número de casos nos meses de setembro e outubro, meses com caracteristica de altas temperaturas. Sugere-se estudos particulares sobre cada doença e elaboração de programas de educação sanitária com a comunidade da região, diminuindo a incidência dessas doenças.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2001
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Ferreira Rodrigues.pdf510.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.