Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2005
Title: Anormalidades no desenvolvimento que provocam casos de intersexualidade na espécie canina: uma revisão de literatura.
Authors: Freitas, Mariane Leão de (Orientador)
Moura, Fernanda Gonçalves de
Keywords: Anomalia
Esterilidade
Reprodutiva
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: MOURA, Fernanda Gonçalves de. Anormalidades no desenvolvimento que provocam casos de intersexualidade na espécie canina: uma revisão de literatura. Orientador: Mariane Leão de Freitas. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A intersexualidade canina é caracterizada por indivíduos com problemas de fertilidade e esterilidade, com características sexuais de macho e fêmea simultaneamente. Geradas por anomalias de desenvolvimento com desconformidade entre o sexo cromossômico, gonadal e fenotípico, sendo manifestadas no hermafroditismo verdadeiro e pseudo-hermafroditismo. O diagnóstico é confirmado através da realização da anamnese, histórico familiar e de exames complementares. Posteriormente, o médico veterinário recomendado nesses casos o procedimento cirúrgico de correção, ovariosalpingohisterectomia ou orquiectomia, mais adequado para o caso clínico, para evitar complicações clínicas, surgimento de afecções e transmissão genética para seus descendentes. O objetivo desse trabalho é compreender as anormalidades no desenvolvimento na espécie canina que desencadeiam casos de intersexualidade, verificando os métodos de diagnóstico de citogenética do cariótipo por bandeamento genético G, dosagem hormonal, macroscopia, histopatológico das gónadas dos órgãos genitais internos e da genitália externa, laparotomia exploratória, necrópsia e radiografia e ultrassonografia abdominal e procedimentos cirúrgicos recomendados na medicina veterinária de correção, ovariosalpingohisterectomia ou orquiectomia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2005
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Gonçalves de Moura.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.