Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2008
Title: Descompressão microcirúrgica de nervo isquiático, decorrente de injeção intramuscular iatrogênica em um cão relato de caso.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Machado, Jaiane Bonfim
Keywords: Neurofisiologia
Nervo ciático
Injeção intramuscular
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: MACHADO, Jaiane Bonfim. Descompressão microcirúrgica de nervo isquiático, decorrente de injeção intramuscular iatrogênica em um cão relato de caso. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Este trabalho relata um caso de um cão, macho, de 7 anos de idade, que desenvolveu uma fibrose no nervo isquiático, provocada por uma inflamação crônica advinda de uma injeção intramuscular iatrogênica. O diagnóstico foi confirmado por meio de ultrassonografia e eletroneuromiografia, e então foi realizada a microcirurgia para a descompressão do nervo, sendo feita biópsia incisional para estudo histopatológico. Lesões nervosas causadas por injeções são raras e pouco relatadas. O animal referido apresentava dor em membro pélvico, lambedura excessiva, hiperestesia e parestesia, que pode assemelhar-se com outras doenças, o que faz com que casos como este não sejam diagnosticados corretamente. Antes do relato foi feita uma breve revisão bibliográfica com diferentes artigos relacionados com o tema. O seguinte trabalho destaca a importância do conhecimento anatômico ao realizar uma injeção intramuscular, pois é um procedimento bastante frequente na rotina da medicina veterinária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2008
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaiane Bonfim Machado.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.