Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2009
Title: Pleuropneumonia traumática equina: relato de caso.
Authors: Fátima, Cleyber José Trindade de (Orientador)
Santos, Jéssica Karem Alves dos
Keywords: Fibrina
Toracoscopia
Traumatismo
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: SANTOS, Jéssica Karem Alves dos. Pleuropneumonia traumática equina: relato de caso. Orientador: Cleyber José Trindade de Fátima. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O aparelho respiratório é de extrema importância para sobrevivência de qualquer animal. As afecções dos sistemas respiratórios, em equinos provêm de diversas etiologias sejam ela infecciosa, traumática ou imunomediada, essas afecções merecem cada dia mais uma atenção especial, são responsáveis por grande parte da mortalidade em equinos. Com a evolução do conhecimento na medicina veterinária vêm tendo um aumento de sobrevivência dos animais acometidos com síndrome do tórax agudo. Tem sido estudado novos tratamentos e formas de diagnósticas. Exames complementares como o de ultrassonografia (USG) são de suma importância para a avaliar a extensão da afecção, avaliação da evolução do quadro clínico averiguação de comprometimento de estruturas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar os desafios causados pela pleuropneumonia em equinos, atestar novas terapias efetivas e consequentemente diminuindo o tempo de internação. Os resultados obtidos no presente trabalho foram satisfatórios, apesar das recidivas que o equino apresentou a terapêutica instituída foi efetiva para esse caso e a paciente recebeu alta e qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2009
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Karem Alves dos Santos.pdf824.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.