Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2010
Title: Doença periodontal em cães na rotina clínica.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Silva, Joiciane Brito da
Keywords: Doença periodontal
Gengivite
Cão
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: SILVA, Joiciane Brito da. Doença periodontal em cães na rotina clínica. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A Doença Periodontal é uma condição inflamatória dos tecidos de suporte do dente por causa do acúmulo do biofilme, que pode levar a perda de tecidos periodontais. Causada pela formação de placa bacteriana afeta o periodonto de sustentação dos dentes que inclui a gengiva, o osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento. A doença periodontal é a doença mais recorrente entre os cães, chegando a 85% em cães com idade superior a três anos. Tal acometimento tem sido de grande importância na rotina clínica de pequenos animais devido à sua alta prevalência, que aumenta de acordo com a idade, sendo a maior causa de perda dentária em cães adultos e é associada a sérias doenças sistêmicas. A forma mais efetiva de se prevenir a doença periodontal é a escovação dentária diária em cães e consultas regulares no médico veterinário, de preferência na área de odontologia veterinária. É imprescindível que o clínico de pequenos animais entenda a doença periodontal como um todo, desde da etiopatogenia, métodos de tratamento e prevenção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2010
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joiciane Brito da Silva.pdf939.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.