Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2011
Title: Hiperparatireoidismo secundário nutricional em sagui (Callithrix jacchus): relato de caso.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Brandão, Kadije Emanuelle Ribeiro
Keywords: Doença metabólica
Primata
Cativeiro
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: BRANDÃO, Kadije Emanuelle Ribeiro. Hiperparatireoidismo secundário nutricional em sagui (Callithrix jacchus): relato de caso. Orientador: Eleonora D’Avila Erbesdobler. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O hiperparatireoidismo secundário nutricional (HSN) é uma doença metabólica que acomete várias espécies de animais, e é caracterizada pela secreção compensatória aumentada do paratormônio, devido ao desequilíbrio na dieta, podendo estar associado a uma alteração na relação cálcio-fósforo, deficiência de cálcio ou vitamina D. Os saguis dependem de uma nutrição adequada em cativeiro, mas devido à falta de informação de alguns tutores o erro nadieta e no manejo pode acarretar sérios problemas. O objetivo do trabalho é relatar um caso de hiperparatireoidismo secundário nutricional em um sagui-comum (Callithrix jacchus), descrevendo a conduta clínica, diagnóstico e tratamento, e ressaltar a importância de uma orientação adequada ao tutor desses animais. O animal foi diagnosticado através do histórico, sinais clínicos e exames radiográficos; o tratamento se deu com base da correção da dieta e manejo ambiental. Finalmente,doenças nutricionais em saguis criados em cativeiros podem ser evitadas; o médico veterinário ao receber esse tipo de animal deve orientar o tutor sobre seu manejo, importância do check-up anual, nutrição e sanidade de forma a prevenir doenças futuras.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2011
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kadije Emanuelle Ribeiro Brandão.pdf520.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.