Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2014
Title: A importância e os desafios das campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos: revisão de literatura.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Medeiros, Kessya Rejane da Costa
Keywords: Hidrofobia
Raiva
Zoonoses
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: MEDEIROS, Kessya Rejane da Costa. A importância e os desafios das campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos: revisão de literatura. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A raiva é uma das doenças mais antigas que se tem conhecimento, existem relatos que remetem a milhares de anos atrás, foi também descrita na literatura durante o século 15. É uma zoonose que afeta mamíferos de sangue quente, causada por um vírus de RNA, pertencente à ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus. Louis Pasteur foi o pioneiro na busca da vacina, em 1981, com ajuda de vários colaboradores, conseguiu isolar o vírus da raiva, sendo de grande importância para a saúde pública. A sintomatologia depende do animal infectado. O diagnóstico em humanos é feito por imunofluorescência direta em impressão córnea, raspado de mucosa lingual ou biópsia de pele da região cervical. Atualmente são recomendadas duas possíveis medidas profiláticas, a de pré-exposição e a de pós-exposição. A vacinação anual de cães e gatos ainda é a maneira mais eficaz de prevenir a raiva nesses animais e por consequência nos seres humanos. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura acerca da importância e dos desafios das campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2014
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kessya Rejane da Costa Medeiros.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.