Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2015
Title: Insuficiência pancreática exócrina em cães: relato de caso.
Authors: Jesus, Daniela Carrilho de (Orientador)
Marques, Lucas Borges de Miranda
Keywords: Insuficiência
Pastor alemão
Enzimas
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: MARQUES, Lucas Borges de Miranda. Insuficiência pancreática exócrina em cães: relato de caso. Orientador: Daniela Carrilho de Jesus. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A insuficiencia pancreatica exócrina (IPE) é uma inaptidão do pancreas exócrino em produzir enzimas digestivas que auxiliam na digestão dos alimentos. Causada por uma atrofia acinar das células pancreáticas ela ocasiona sintomas de má digestão como diarreia seguida de esteatorreia, emagrecimento progressivo e polifagia. É uma doença consideravelmente comum em cães jovens entre 2 e 6 anos de idade e também pode acometer gatos. Cães da raça Pastor alemão, Rough Collie e Chow Chow possuem uma pré disposição racial para a IPE. Seu diagnóstico é realizado com base nos sinais clínicos e no resultado do teste de função enzimática do pâncreas. O tratamento consiste em repor enzimas que não são produzidas no pâncreas insuficiente, são usadas suplementações enzimáticas que são colocadas diretamente na alimentação dos animais. Quando descoberta precocemente e tratada a IPE apresenta um prognóstico bom, gerando uma boa qualidade de vida para o animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2015
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Borges de Miranda Marques.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.