Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2016
Title: Terapia alternativa na doença do disco intervertebrado em cão: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Guerra, Maitê de Moraes
Keywords: Discopatia degenerativa
Paralisia de membros
Acupuntura
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: GUERRA, Maitê de Moraes. Terapia alternativa na doença do disco intervertebrado em cão: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A doença do disco intervertebral é de ocorrência relativamente comum na rotina clínica de cães e acomete mais frequentemente animais de raças condrodistróficas. Essa afecção engloba alterações fibroides e condroides que geram compressão medular e degeneração dos discos intervertebrais. O diagnóstico é definido após a realização de exames complementares de imagens, como por exemplo a tomografia computadorizada contrastada e dentre os métodos de tratamento, a acupuntura pode ser uma opção viável com resultados favoráveis em alternativa ao método cirúrgico. Um cão, da raça Shih-tzu, 12 anos de idade, apresentou histórico de desmaio repentino após manifestar choro agudo e alto, na consulta clínica verificou-se ausência neuromotora de reflexos dos membros posteriores que progrediram para paralisia de membros posteriores. Após a realização de exames de tomografia, foi possível constatar a protusão de disco intervertebral. O presente estudo visa apresentar o tratamento de escolha de métodos não invasivos e alternativos, em que a acupuntura e a eletroacupuntura apresentaram resposta positiva quanto à compressão medular e melhora do quadro neuromotor apresentado anteriormente. O método invasivo por meio da cirurgia para a descompressão medular ou quaisquer outras recidivas do quadro clínico não ocorreram até o momento deste relato.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2016
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maitê de Moraes Guerra.pdf679.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.