Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2017
Title: Penectomia e uretrostomia perineal em felino: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Bezerra, Maria Eduarda Farias
Keywords: Síndrome de pandora
Obstrução uretral
Cistite intersticial
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: BEZERRA, Maria Eduarda Farias. Penectomia e uretrostomia perineal em felino: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Felinos com sinais de doença em trato urinário inferior (DTUIF) fazem parte de grande númerode atendimentos na clínica médica. Os animais mais afetados são machos, com sobrepeso, alimentação seca, hábitos sedentários, baixa ingestão hídrica e que vivem em colônias. A etiologia pode estar ligada ao sistema nervoso simpático e a forma fisiológica de resposta ao estresse e comorbidades. Alguns exames são necessários para identificar a origem do problema, como urinálise, urocultura, ultrassonografia e radiografia abdominal, associado ao histórico do animal. O tratamento da síndrome de pandora é multimodal, baseado no ambiente menos estressante, alimentação e caso necessário uso de fármacos antidepressivos. Este trabalho tem como objetivo relatar o caso de um felino, macho de oito anos de idade, com histórico recorrentede obstruções uretrais, que foi submetido à penectomia e uretrostomia perineal, além de modificação ambiental para minimizar os riscos de recidiva. Após dois meses do relato, o paciente não apresentou mais quadros obstrutivos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2017
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eduarda Farias Bezerra.pdf936.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.