Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2018
Title: Obstrução esofágica e esofagostomia em estação em equino: relato de caso.
Authors: Fátima, Cleyber José Trindade de (Orientador)
Ribeiro, Regina Sabino de Oliveira
Keywords: Estenose
Disfagia
Esôfago
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: RIBEIRO, Regina Sabino de Oliveira. Obstrução esofágica e esofagostomia em estação em equino: relato de caso. Orientador: Cleyber José Trindade de Fátima. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: As desordens esofágicas são relatadas com frequência na medicina equina, e são consideradas de caráter emergencial. O tratamento é baseado na clínica conservadora ou abordagem cirúrgica quando necessário. O prognóstico é reservado, equinos obstruídos podem ser comprometidos com pneumonia aspirativa e desequilíbrios ácido-base. Este relato tem como objetivo descrever um caso de obstrução esofágica em uma égua, que foi submetida a Esofagostomia em estação para retirada do corpo estranho, após tentativas frustradas de retirada na clínica e excesso de manipulação que trouxe como consequência a hemiplegia laríngea. O exame endoscópico evidenciou lesões na mucosa e um corpo estranho característico de caroço de manga.A obstrução se localizava cranialmente, tornando os movimentos cirúrgicos limitados. O sítio cirúrgico apresentou necrose tecidual e justificou o debridamento e a mudança no manejo de limpeza. O tratamento cirúrgico e pós cirúrgico foi considerado de sucesso e o animal teve alta médica quarenta dias após a cirurgia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2018
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina Sabino de Oliveira Ribeiro.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.