Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2021
Title: Implantação ectópica temporária de membro torácico em felino após acidente automobilístico: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Ponte, Suelder Albuquerque
Keywords: Acidente automobilístico
Felino
Cirurgia reconstrutiva
Issue Date: 24-Aug-2022
Citation: PONTE, Suelder Albuquerque. Implantação ectópica temporária de membro torácico em felino após acidente automobilístico: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Atualmente, acidentes automobilísticos estão entre as principais causas de mortalidade em felinos no ambiente urbano. As alterações decorrentes do trauma podem envolver fraturas e perdas teciduais extensas, além de danos torácicos e abdominais. A implantação ectópica temporária é uma técnica descrita primariamente na medicina humana para reconstrução cutânea em caso de perda tecidual severa na extremidade distal de um membro com inervação preservada. Vista a relevância desse tipo de acidente na rotina clínica e a evolução da cirurgia reconstrutiva veterinária, relata-se o caso de um felino, macho, com aproximadamente cinco de meses de idade, resgatado após um atropelamento, que sofreu perda tecidual severa no membro torácico esquerdo. Foi utilizada a técnica de implantação ectópica temporária para evitar a amputação do membro, o qual foi implantado na lateral do corpo durante 40 dias. Após a externalização do membro em uma segunda cirurgia, o felino manteve a sensibilidade e a funcionalidade, o que contribuiu positivamente para a sua qualidade de vida. A técnica se mostrou eficaz no tratamento de feridas cutâneas extensas e pode ser aplicada com maior frequência em casos de animais que sofram esse tipo de trauma.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2021
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suelder Albuquerque Ponte.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.