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dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)-
dc.contributor.authorSouza, Kassyane Rosa de-
dc.date.accessioned2022-10-03T22:37:30Z-
dc.date.available2022-10-03T22:37:30Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Kassyane Rosa de. A avaliação das aprendizagens na educação infantil: contribuições para elaboração do planejamento de aulas. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2022-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, que atende crianças de até 5 anos de idade. Entre os processos educacionais que ocorrem nas instituições que recebem estas crianças encontra-se a avaliação das aprendizagens, um dos elementos que integram o planejamento de aulas. Na Educação Infantil, a avaliação possui aspectos próprios e entre eles a não retenção das crianças, assim como a utilização da observação e anotações feitas pelo educador visando o desenvolvimento integral do aluno conforme o prescrito na legislação educacional em vigor. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar as contribuições do processo avaliativo na Educação Infantil para a elaboração do planejamento de aulas. A metodologia empregada para a realização desta investigação foi a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, analisando-se criteriosamente a literatura publicada a respeito do tema, bem como a legislação atual que trata a respeito da primeira etapa da Educação Básica. As análises destas produções indicaram que o processo avaliativo na Educação Infantil se constitui em um meio de reflexão das práticas educativas e deve estar pautado na observação e reflexão de aspectos próprios do desenvolvimento da criança, utilizando-se de instrumentos e procedimentos avaliativos que evidenciem as aprendizagens das crianças de forma conjunta entre educadores e professores. Além disso, o educador deve atentar-se a finalidade que a Educação Infantil propõe, observando o contexto histórico dessa etapa e buscando afastar práticas assistencialistas e compensatórias que em nada contribuem para o desenvolvimento pleno da criança que é assegurado por lei para essa fase de ensino. Identificou-se ainda que a avaliação nessa etapa é um meio de promover o acompanhamento das aprendizagens e um guia para elaboração do planejamento de aulas, sinalizando estratégias pedagógicas que podem promover o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento de aulapt_BR
dc.titleA avaliação das aprendizagens na educação infantil: contribuições para elaboração do planejamento de aulas.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
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