Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Glauciana de Araújo (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Chaves, Ingrid Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T23:43:37Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T23:43:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Ingrid Pereira. A importância do brincar na educação infantil. Orientador: Glauciana de Araújo Soares. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2030 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade retratar a importância do brincar na Educação Infantil. O presente estudo tem como objetivo geral ressaltar a grande importância e os benefícios do brincar, quando inserido dentro do ambiente escolar, como um método pedagógico no processo de Ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Outrossim, os objetivos específicos aqui apresentados são: relatar o desenvolvimento da criança por meio de jogos e brincadeiras; relacionar a importância do brincar com o processo de ensino-aprendizagem; e apontar formas para aprimorar o brincar na Educação Infantil. O problema de pesquisa aqui explorado é: Por que os professores muitas vezes possuem dificuldades em conciliar os jogos e as brincadeiras como um método de ensino aprendizagem dentro de sala de aula? A hipótese aborda que independente dos modos de mediação do docente, é fundamental que ele tenha um olhar além do ensino tradicional, com o entendimento que ao se trabalhar com o brincar e com jogos dentro de sala de aula a criança não estará isenta de aprendizagem, e sim enriquecendo-a e se desenvolvendo de maneira saudável e positiva. Por fim, a metodologia utilizada neste trabalho, se desenvolveu pela pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa teórica e duração de 6 meses. O instrumento de coleta dados foi utilizado através de matérias públicas em artigos científicos, pesquisas em sites como google acadêmico e em revistas. Com base no que foi abordado no trabalho, notou-se que o brincar é uma das principais atividades na vida do ser humano, e deve estar presente no cotidiano das crianças, tendo em vista que quando inserida dentro do contexto escolar, tem grande relevância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sejam eles, cognitivo, afetivo, agregando um ensino mais flexível, eficaz, prazeroso e significativo, desenvolvendo assim, importantes capacidades na criança, auxiliando- as na criação da sua identidade. | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância do brincar na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ingrid Pereira Chaves_parcial.pdf | 177.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.