Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/204
Title: Efeitos da adição do citrato de sódio sobre o índice crioscópico e a estabilidade da proteína do leite.
Authors: Ferreira, Marcia de Aguiar (Orientador)
Teixeira, Renata Delgado
Keywords: Citrato de sódio
Crioscopia
Teste de cloreto
Alizarol
Issue Date: 11-Sep-2019
Citation: TEIXEIRA, Renata Delgado. Efeitos da adição do citrato de sódio sobre o índice crioscópico e a estabilidade da proteína do leite. Orientador: Marcia de Aguiar Ferreira. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019
Abstract: O leite é considerado um alimento nutritivo e de qualidade presente na vida dos seres humanos, porém, para ser destinado ao consumo humano deve atender requisitos exigidos por legislação. Por ser um produto com certas exigências, o torna susceptível a fraudes, principalmente por adição de reconstituintes de densidade e substâncias que mascaram a sua má qualidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da adição de diferentes concentrações de citrato de sódio adicionado ao leite UHT sem estabilizantes quanto a mudança na crioscopia, quanto ao teste de alizarol para ver a estabilidade da proteína e para quanto a eficiência do teste de cloretos para detectar citrato de sódio e cloreto de sódio. Com os resultados da pesquisa foi possível aferir que, a adição de 0,1% de citrato de sódio foi suficiente para diminuir o ponto de congelamento em -0,023° H para valores além do permitido na legislação, com resultados entre -0,556° H e -0,571°H, que o teste de alizarol é um importante indicador para detectar a presença de citrato de sódio por meio da estabilidade da proteína e por demonstrar o quanto as soluções de citrato de sódio ficam alcalinas variando de um violeta para roxo bem intenso. Além disso, foi constatado que o teste de cloreto não foi eficiente para detectar citrato de sódio como esperado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/204
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata_Teixeira_0001196.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.