Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2043
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Alves, Marizangela Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T23:48:32Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T23:48:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Marizangela Oliveira. As contribuições das brincadeiras para a psicomotricidade na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2043 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As brincadeiras muitas vezes são consideradas apenas diversão e não como uma atividade que pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem da criança, mas o brincar com direcionamento pedagógico e objetivo, tende a ser propício para o progresso global do indivíduo desde cedo, influenciando nos aspectos psicomotores que por consequência auxiliam no crescimento do educando, no decorrer da Educação Infantil. O trabalho objetivou apresentar as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Este estudo foi constituído através de uma revisão bibliográfica de 50 estudos que se tratavam do brincar e da psicomotricidade voltados para os anos iniciais, e selecionados 46 trabalhos dentre eles artigos, anais, anuários, ensaios, revistas, trabalhos de conclusão de curso, monográficas e livros já publicados entre os anos de 2017 e 2021. É na Educação Infantil que a criança se desenvolve e está em aperfeiçoamento de si mesma, sendo assim, com o brincar planejado e direcionado, utilizando materiais pedagógicos adequados, a criança terá maior progresso, de maneira autônoma em seus aspectos cognitivo, emocional e motor, sendo o alicerce para a criança crescer de maneira plena, compreendendo o mundo através de seu corpo, tornando o aprender mais prazeroso e divertido. Sendo assim, o brincar e a psicomotricidade são uma parte importante para o avanço da criança e é uma base para a sua evolução na Educação Infantil, então as brincadeiras têm que ser trabalhadas em sala para que esse educando se desenvolva na totalidade. | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | As contribuições das brincadeiras para a psicomotricidade na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marizangela Oliveira Alves_parcial.pdf | 105.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.