Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)-
dc.contributor.authorAlves, Marizangela Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-03T23:48:32Z-
dc.date.available2022-10-03T23:48:32Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationALVES, Marizangela Oliveira. As contribuições das brincadeiras para a psicomotricidade na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2043-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs brincadeiras muitas vezes são consideradas apenas diversão e não como uma atividade que pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem da criança, mas o brincar com direcionamento pedagógico e objetivo, tende a ser propício para o progresso global do indivíduo desde cedo, influenciando nos aspectos psicomotores que por consequência auxiliam no crescimento do educando, no decorrer da Educação Infantil. O trabalho objetivou apresentar as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento da psicomotricidade na Educação Infantil. Este estudo foi constituído através de uma revisão bibliográfica de 50 estudos que se tratavam do brincar e da psicomotricidade voltados para os anos iniciais, e selecionados 46 trabalhos dentre eles artigos, anais, anuários, ensaios, revistas, trabalhos de conclusão de curso, monográficas e livros já publicados entre os anos de 2017 e 2021. É na Educação Infantil que a criança se desenvolve e está em aperfeiçoamento de si mesma, sendo assim, com o brincar planejado e direcionado, utilizando materiais pedagógicos adequados, a criança terá maior progresso, de maneira autônoma em seus aspectos cognitivo, emocional e motor, sendo o alicerce para a criança crescer de maneira plena, compreendendo o mundo através de seu corpo, tornando o aprender mais prazeroso e divertido. Sendo assim, o brincar e a psicomotricidade são uma parte importante para o avanço da criança e é uma base para a sua evolução na Educação Infantil, então as brincadeiras têm que ser trabalhadas em sala para que esse educando se desenvolva na totalidade.pt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAs contribuições das brincadeiras para a psicomotricidade na educação infantil.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marizangela Oliveira Alves_parcial.pdf105.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.